Novedades

Imagem de capa da história da Vinoteca La Botella, das origens da Maipu Bikes e das amizades construídas com viajantes do mundo inteiro em Maipú, Mendoza.

Vinoteca La Botella: a história que deu origem à Maipu Bikes

Da Vinoteca La Botella à Maipu Bikes:

Uma história de vinho, bicicletas e amizade

A Vinoteca La Botella Maipu Mendoza foi um daqueles lugares que nunca precisou ser o mais famoso para conquistar viajantes do mundo inteiro. Existem lugares que aparecem nos guias de viagem. E existem aqueles que ficam para sempre na memória de quem os visita. A Vinoteca La Botella faz parte dessa segunda categoria.

Ela nunca foi a vinícola mais famosa de Mendoza. Também não era o restaurante mais conhecido, nem o lugar com a maior coleção de vinhos. Mesmo assim, mais de dez anos depois, ainda recebemos mensagens de viajantes que passaram por Vinoteca La Botella e jamais esqueceram aquele pequeno cantinho da Rota do Vinho de Maipú.

Alguns perguntam pelo vinho do Cristian. Outros lembram do Happy Hour, do famoso pinguim, do Fou Fou ou das empanadas caseiras. E muitos simplesmente escrevem para contar que, por algumas horas, sentiram que estavam entre amigos.

Esse sempre foi o verdadeiro espírito da Vinoteca La Botella. E é exatamente essa essência que continua viva hoje na Maipu Bikes.

Hoje, muitos turistas continuam procurando informações sobre a Vinoteca La Botella Maipu Mendoza, curiosos para conhecer a história desse lugar que marcou milhares de viajantes.

Fachada histórica da Vinoteca La Botella em Maipú, Mendoza, onde começou a história da Maipu Bikes


Vinoteca La Botella Maipu Mendoza:

um lugar onde o tempo passava de um jeito diferente

A Vinoteca La Botella nasceu em 2013, no coração da Rota do Vinho de Maipú, em Mendoza.

Durante muitos anos, a Vinoteca La Botella Maipu Mendoza tornou-se um ponto de encontro para turistas que percorriam a Rota do Vinho.

Era um lugar simples, construído com muito esforço e ainda mais dedicação. Nós mesmos fabricamos as mesas com pallets de madeira, escolhemos uma pequena seleção de vinhos de Mendoza e criamos um espaço onde qualquer viajante pudesse descansar, conversar e aproveitar o momento sem pressa.

Desde o início entendemos que não fazia sentido competir com as vinícolas. Elas ofereciam grandes vinhedos, edifícios históricos e visitas guiadas. Nós queríamos proporcionar uma experiência completamente diferente.

Queríamos que cada pessoa que entrasse na Vinoteca La Botella sentisse que estava chegando à casa de um amigo.

Com o passar do tempo, descobrimos que as melhores lembranças de uma viagem nem sempre nascem nos lugares mais luxuosos. Muitas vezes, elas surgem ao redor de uma mesa compartilhada, entre pessoas que poucas horas antes nem sequer se conheciam.

Turistas desfrutando de uma degustação de vinhos e empanadas na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza Turistas do mundo inteiro aproveitando o Happy Hour com vinho Malbec na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, Argentina Amigas aproveitando o Happy Hour com vinho Malbec na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, Argentina Turistas de diferentes países se conhecendo e compartilhando momentos na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, Argentina Amigos de diferentes países aproveitando o Happy Hour com vinho Malbec na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, Argentina Grupo de amigos aproveitando o Happy Hour com vinho Malbec na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza  Turista viajando com seus pais aproveitando uma taça de vinho na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Amigos de diferentes partes do mundo compartilhando vinho e bons momentos na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Amigos de diferentes países aproveitando a diversão e o clima do Happy Hour na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaAmigos de diferentes países ao lado de Cristian na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza


Vinoteca La Botella e a taça de vinho que mudou a nossa história

Os primeiros meses da Vinoteca La Botella não foram fáceis. Todos os dias víamos dezenas de turistas passarem de bicicleta em frente ao nosso espaço. Eles visitavam as vinícolas, aproveitavam a paisagem… e continuavam o passeio. Pouquíssimos entravam. Foi então que surgiu uma ideia tão simples quanto inesperada:

— E se oferecêssemos uma taça de vinho?

Não foi uma estratégia de marketing. Naquela época, não existia um plano de negócios por trás dessa ideia. Nós só queríamos convidar as pessoas a fazer uma pausa, descansar, conversar e compartilhar um momento conosco.

Aquela pequena taça de vinho gratuita acabou mudando completamente a nossa história.

Os primeiros viajantes começaram a ficar um pouco mais. Alguns aceitavam a taça e seguiam viagem. Outros permaneciam ali, conversando, contando suas histórias, compartilhando suas músicas. Aos poucos, o boca a boca fez o restante.

Cada vez mais pessoas chegavam dizendo exatamente a mesma coisa:

«Disseram que a gente precisava conhecer a Vinoteca La Botella.»

Sem perceber, aquela taça de boas-vindas se transformou no início de uma experiência que jamais imaginávamos viver.

  A emblemática garrafa gigante e a placa em vários idiomas convidando para uma taça de vinho grátis na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Cristian brindando com uma taça de vinho Malbec durante o Happy Hour da Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaTuristas de diferentes partes do mundo aproveitando uma taça de vinho em frente à Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaMaxime, da França, Nico, da Bélgica, e turistas de diferentes partes do mundo aproveitando o Happy Hour na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza


As degustações da Vinoteca La Botella Maipu Mendoza

Com o passar do tempo, aquela taça de vinho deu origem a degustações cada vez mais completas na Vinoteca La Botella. Mas nunca quisemos que elas fossem como as de uma vinícola tradicional. Não era preciso entender de vinhos, e não existiam respostas certas ou erradas. Também não havia discursos técnicos. A proposta era aprender enquanto todos aproveitavam a experiência.

O Cristian conduzia cada degustação de forma simples, descontraída e acolhedora. Em poucos minutos, pessoas que nunca tinham se visto já estavam conversando entre si, comparando aromas, brindando e rindo como se estivessem viajando juntas havia dias.

As degustações da Vinoteca La Botella foram crescendo. Passamos a oferecer rótulos não apenas de Maipú, mas também de Luján de Cuyo e do Vale de Uco, além de azeite de oliva e outros produtos regionais. No fundo, porém, o vinho sempre foi apenas uma desculpa.

O mais importante era o que acontecia ao redor da mesa. Turistas que chegavam como completos desconhecidos acabavam se tornando companheiros de viagem. E essa foi, provavelmente, a maior lição que a Vinoteca La Botella nos deixou: uma simples taça de vinho, compartilhada em um momento especial, pode aproximar pessoas de qualquer lugar do mundo.

Cristian conduzindo uma divertida degustação de vinhos para turistas do mundo inteiro na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Cristian brindando com turistas de diferentes partes do mundo na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Cristian explicando as características do vinho Malbec para turistas do mundo inteiro na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza


O Happy Hour da Vinoteca La Botella Maipu Mendoza

Talvez uma das coisas mais marcantes da Vinoteca La Botella fosse o seu Happy Hour. Em quase qualquer lugar do mundo, essa expressão está ligada a descontos e promoções. Para nós, porém, significava algo completamente diferente: era o momento em que os viajantes começavam a voltar depois de percorrer a Rota do Vinho de Maipú.

De repente, uma mesma mesa reunia pessoas de vários países que, poucas horas antes, nem sequer se conheciam. Curiosamente, muitas delas nem falavam o mesmo idioma e, ainda assim, todas acabavam brindando juntas com o Cristian.

Com o passar do tempo, entendemos que o Happy Hour da Vinoteca La Botella nunca foi apenas um horário. Era uma desculpa para compartilhar histórias, trocar experiências de viagem e encerrar o dia fazendo novos amigos.

Essa tradição continua viva até hoje na Maipu Bikes.

Turistas de diferentes partes do mundo tirando uma divertida foto durante o Happy Hour da Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Amigos de Mendoza e de diferentes partes do mundo aproveitando uma degustação de vinhos na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Turistas de diferentes partes do mundo aproveitando o Happy Hour da Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Visitantes internacionais compartilhando uma tarde de vinho, risadas e amizade durante o Happy Hour da Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza Amigos e turistas de diferentes partes do mundo aproveitando o Happy Hour da Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, Mendoza

Fou Fou e o famoso pinguim

Se existe um momento que praticamente todos os viajantes lembram da Vinoteca La Botella, é o final das degustações.

Quando parecia que a experiência tinha chegado ao fim, o Cristian anunciava, com toda a seriedade, que iria buscar o seu mascote: um pinguim muito especial. As expressões de surpresa eram inevitáveis.

— Um pinguim? Aqui?

Alguns olhavam curiosos para a porta dos fundos. Outros riam, achando que era apenas uma brincadeira. Afinal, lá fora fazia quase 40 °C e estávamos no coração de Mendoza.

O Cristian mantinha o suspense por mais alguns minutos, até que finalmente aparecia com um clássico pinguim de cerâmica argentino, cheio de um vinho muito especial chamado Fou Fou, uma expressão francesa que significa «louco, louco». O nome surgiu graças a algumas turistas francesas que, depois de prová-lo, não paravam de repetir essa expressão entre risadas.

Era um vinho mais frutado, servido bem gelado e reservado exclusivamente para aquele momento. Era o nosso verdadeiro vinho da casa.

Quando alguém perguntava se podia comprar uma garrafa, o Cristian respondia sempre da mesma forma:

— Não está à venda. Este vinho é compartilhado apenas entre amigos.

E, de alguma maneira, todos sentiam que tinham acabado de entrar para um pequeno e seleto grupo de amigos.

Com o tempo, começaram a chegar viajantes procurando exclusivamente por esse vinho. Outros perguntavam diretamente pelo «vinho do Cristian». E alguns até apareciam convencidos de que existia uma «vinícola do Cristian», porque outros turistas haviam recomendado o lugar exatamente dessa maneira.

Cristian servindo uma taça do famoso vinho Fou Fou a partir do tradicional pingüim para compartilhar com turistas e amigos na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaO famoso pingüim do vinho Fou Fou na Vinoteca La Botella, um querido símbolo da amizade e da cultura do vinho em Maipú, Mendoza

Entre tantos amigos que passaram pela Vinoteca La Botella, uma das histórias que mais nos emociona é a de Sarah e Wolfi, um casal da Alemanha.

Eles insistiram tanto em levar uma garrafa de Fou Fou como presente para os pais da Sarah, que comemoravam o aniversário de casamento, que acabamos cedendo.

Meses depois, recebemos uma mensagem que nos emocionou diretamente de Munique. Eles nos enviaram uma foto de toda a família reunida com aquela mesma garrafa de Fou Fou, que havia «sobrevivido» à viagem pela Argentina, Chile, Bolívia e Brasil antes de finalmente chegar à Alemanha.

Naquele dia, entendemos que eles não estavam levando apenas uma garrafa de vinho. Estavam levando consigo um pedacinho de Mendoza no coração.

Wolfi, de Munique, Alemanha, aproveitando o Happy Hour e uma taça de vinho Malbec na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaSarah, de Munique, Alemanha, aproveitando o Happy Hour e uma taça de vinho Malbec na Vinoteca La Botella, tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaSarah e Wolfi, de Munique, Alemanha, nos enviando uma foto com nossa emblemática garrafa de vinho Fou Fou, símbolo do inesquecível Happy Hour da Vinoteca La Botella e uma tradição que hoje continua na Maipu Bikes, em Maipú, MendozaOs pais de Sarah e Wolfi, na Alemanha, ao lado da emblemática garrafa de vinho Fou Fou, que percorreu Argentina, Brasil, Chile e parte da América do Sul antes de chegar à Europa como lembrança da Vinoteca La Botella e de sua tradição que hoje continua na Maipu BikesTrecho da mensagem de Sarah e Wolfi lembrando o vinho Fou Fou de Cristian, o Happy Hour da Vinoteca La Botella e a viagem da emblemática garrafa pela América do Sul antes de chegar à Alemanha


Quando o idioma nunca foi uma barreira

Existe uma pergunta que ouvimos há muitos anos na Vinoteca La Botella:

— Vocês falam inglês?

A resposta sempre nos faz sorrir. A verdade é que nunca estudamos idiomas de forma oficial, e o nosso inglês sempre foi bem básico. Por isso, costumávamos dizer que falávamos «Spanglish», uma mistura improvisada de inglês com espanhol.

Com o tempo, descobrimos algo muito mais importante: para criar uma conexão com as pessoas, não é preciso falar um idioma perfeitamente. Basta ter vontade de se comunicar e, acima de tudo, fazer com que o outro se sinta bem-vindo.

Foi assim que aprendemos algumas palavras em francês, português, alemão, japonês, hebraico e em muitos outros idiomas. Cada turista que passou pela Vinoteca La Botella nos ensinou um pouco da sua língua. Em outras ocasiões, era o próprio Cristian quem perguntava como se dizia determinada palavra, porque sempre tentávamos aprender pelo menos uma saudação ou um brinde para receber cada viajante no seu próprio idioma. Dessa forma, fomos descobrindo expressões, costumes e maneiras de brindar que até hoje lembramos com um sorriso.

É claro que nós também fazíamos a nossa parte. Mais de um turista voltou para casa sabendo exatamente o que significava a palavra argentina «boludo»… e, principalmente, em quais situações podia usá-la sem se meter em confusão, dependendo da intenção e do jeito como fosse dita.

Até hoje, quando alguém chega à Maipu Bikes, a primeira pergunta que o Cristian faz é de qual país a pessoa vem. Depois disso, ele sempre tenta cumprimentá-la no seu próprio idioma.

Nunca foi importante pronunciar tudo perfeitamente. O que realmente importava para nós sempre foi transmitir a mesma mensagem:

Bem-vindo! Esta também é a sua casa.

 Mario ao lado de turistas da Escócia e da Argentina na Vinoteca La Botella, compartilhando uma experiência de vinho e amizade em Maipú, Mendoza, tradição que hoje continua na Maipu Bikes Cristian saindo da Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, o lugar onde começou uma história de turismo, vinho e bicicletas que hoje continua na Maipu BikesAmigos do mundo inteiro aproveitando o Happy Hour na Vinoteca La Botella, em Maipú, Mendoza, compartilhando vinhos, histórias e uma tradição que hoje continua na Maipu Bikes


Por que a Vinoteca La Botella Maipu Mendoza era tão especial

Se tivéssemos que escolher o que mais marcou aqueles anos da Vinoteca La Botella, provavelmente não falaríamos do vinho nem das bicicletas. Falaríamos das pessoas. De todos aqueles amigos que chegaram sem nos conhecer e que, de forma inesperada, acabaram ocupando um lugar especial em nossos corações… e nós, no deles.

Alguns viajantes criaram uma conexão tão grande conosco que começamos a convidá-los para a nossa casa. Compartilhávamos um almoço, um churrasco argentino ou simplesmente algumas horas de conversa. Com o tempo, alguns também passaram a se hospedar conosco. Sem imaginar, essa decisão acabaria mudando as nossas vidas.

Durante os anos da Vinoteca La Botella, tivemos a felicidade de conhecer amigos vindos dos mais diversos países e de culturas completamente diferentes. Compartilhamos cafés da manhã, almoços, jantares, músicas, costumes, aniversários, churrascos e longas conversas que muitas vezes atravessavam a madrugada.

Talvez esse tenha sido o nosso maior diferencial: eles não eram tratados como clientes. Compartilhavam a nossa casa como verdadeiros amigos, como parte da família. E era justamente isso que tornava tudo tão especial.

Graças a essas pessoas, conhecemos países que nunca visitamos e que talvez jamais visitemos. Ouvimos histórias incríveis de vida e de viagem. Experimentamos comidas novas. Descobrimos músicas que provavelmente nunca teríamos conhecido. E aprendemos que viajar nem sempre significa pegar um avião. Às vezes, basta abrir a porta da sua casa… e também a do seu coração.

Mario recebendo em sua casa amigos do mundo inteiro, compartilhando comidas típicas argentinas, boa companhia e momentos inesquecíveis de amizade durante sua passagem por Maipú, Mendoza Mario ao lado de amigos da Austrália que se hospedaram em sua casa e colaboraram com o projeto, compartilhando uma experiência de amizade, intercâmbio cultural e hospitalidade em Maipú, Mendoza Kevin, de Detroit, Estados Unidos, desfrutando de um autêntico churrasco argentino ao lado de Mario em sua casa, compartilhando uma experiência de amizade e cultura em Maipú, Mendoza  Pedro, do Brasil, e Mario preparando empanadas caseiras em casa para serem servidas na Vinoteca La Botella, compartilhando trabalho, amizade e os sabores tradicionais da Argentina em Maipú, Mendoza


Amigos que o tempo nunca apagou

Com muitos deles continuamos em contato até hoje. Alguns voltaram para nos visitar anos depois. Outros ainda nos escrevem de diferentes partes do mundo e, com vários deles, seguimos acompanhando a vida uns dos outros pelas redes sociais. Cada pessoa deixou uma história. E cada uma também nos deixou um aprendizado.

Seria impossível contar todas essas histórias. Durante os anos da Vinoteca La Botella, conhecemos pessoas de dezenas de países, e cada uma delas deixou uma marca diferente em nós. Mas algumas, por motivos especiais, sempre terão um lugar reservado em nossos corações.

Uma delas é Kerryn, da Austrália.

Ela nos ajudou muito a dar forma ao que mais tarde se tornaria a Maipu Bikes. Entre tantas contribuições, foi quem conseguiu captar a essência do projeto e nos presenteou com um logotipo que representava perfeitamente aquela fase de transição e o início da nova história da Maipu Bikes.

Mas, quando pensamos na Kerryn, não é o logotipo que vem primeiro à nossa memória.

Lembramos que ela praticamente não falava espanhol, e nós mal conseguíamos nos virar em inglês. Mesmo assim, nunca deixamos de nos entender. Conversávamos com gestos, desenhos, palavras inventadas e muitas risadas.

Até hoje lembramos de quando ela tentava dizer «jueves» (quinta-feira, em espanhol) e acabava falando «hueves».

São justamente essas pequenas lembranças que fazem uma amizade durar para sempre.

Kerryn, da Austrália, aproveitando um momento ao lado de Mario na Vinoteca La Botella, compartilhando vinhos, boas conversas e a amizade que unia viajantes do mundo inteiro em Maipú, MendozaLogotipo institucional da Maipu Bikes, criado por Kerryn, da Austrália, para representar o nascimento do novo projeto de cicloturismo pela Rota do Vinho de Maipú, Mendoza Kerryn, da Austrália, compartilhando um momento especial ao lado de Mario, sua irmã María José e seu cunhado Gerardo na Vinoteca La Botella, desfrutando da hospitalidade e da amizade em Maipú, Mendoza

Michal, da Polônia, escreveu um livro sobre sua viagem pela América do Sul e escolheu começar essa história contando os dias que passou conosco na Vinoteca La Botella.

Anos depois, voltou a Mendoza acompanhado de um grupo de amigos poloneses. Veio nos visitar e, como nos velhos tempos, terminamos compartilhando um tradicional churrasco argentino, como se o tempo nunca tivesse passado.

Foi como reencontrar um grande amigo que, na verdade, nunca deixou completamente as nossas vidas.

Michal, da Polônia, Kevin, dos Estados Unidos, Mario e amigos de diferentes países reunidos na casa de Mario, compartilhando uma experiência de amizade, intercâmbio cultural e hospitalidade em Maipú, Mendoza Michal, da Polônia, retornando à Maipu Bikes nove anos após sua primeira viagem ao lado de Cristian e Mario, entregando o livro que escreveu e no qual menciona a Vinoteca La Botella como parte de sua história em Mendoza

Nico e Gery, nossos queridos «Smurfs»

Nico e Gery, da Bélgica, são os nossos queridos «Smurfs». Nós os chamamos assim com muito carinho porque Os Smurfs, personagens famosos dos desenhos animados, nasceram justamente na Bélgica.

Eles foram muito mais do que amigos: tornaram-se verdadeiros irmãos.

Enchiam a nossa casa de alegria, aproveitavam cada churrasco argentino como se fosse o primeiro e espalhavam essa energia contagiante para todos os viajantes que passavam pela Vinoteca La Botella.

Até hoje, basta olharmos uma foto deles para que um sorriso apareça imediatamente em nossos rostos.

Gery, da Bélgica, apreciando uma taça de vinho Malbec durante o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando um momento de amizade e hospitalidade em Maipú, MendozaNico e Gery, da Bélgica, apreciando uma taça de vinho Malbec durante o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando uma experiência inesquecível com viajantes do mundo inteiro em Maipú, MendozaNico, da Bélgica, apreciando uma taça de vinho Malbec durante o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando um momento de amizade e hospitalidade em Maipú, Mendoza

Pedro, Grace e Mederic: uma história que o destino escreveu

Pedro e Grace, do Brasil, e Mederic, da França, ocupam um lugar muito especial na história da Vinoteca La Botella. Compartilhamos incontáveis refeições, conversas e momentos que até hoje lembramos com muito carinho.

Mas foi ali que também nasceu uma verdadeira história de amor.

A Grace conheceu o Mederic na nossa casa. Ele já havia passado um tempo conosco, tinha deixado alguns pertences guardados e voltou para buscá-los justamente quando a Grace e o Pedro estavam morando conosco. O destino fez o resto.

Com o passar do tempo, eles voltaram a se encontrar, primeiro na Inglaterra e depois na França. Apaixonaram-se, casaram-se, tiveram um filho e hoje vivem na China.

Sempre que pensamos neles, sentimos uma enorme felicidade por termos feito parte, ainda que de uma forma muito pequena, do início dessa linda história.

O Pedro esteve conosco em duas ocasiões e nos ensinou muita coisa. Graças à sua experiência trabalhando em navios de cruzeiro e viajando por grande parte do mundo, compartilhou ideias, projetos e novas maneiras de enxergar as coisas.

Nós nos divertíamos com o jeito criativo que ele tinha de explicar tudo, e até hoje ele continua sendo uma pessoa muito querida por nós.

E sim… para nós, eles sempre serão os nossos «boludos».

Porque, na Argentina, essa palavra, quando dita entre amigos, também é uma forma carinhosa de dizer:

«Nós gostamos muito de vocês.» 🍷❤️

Mederic, da França, Grace e Pedro, do Brasil, junto com Mario e amigos de diferentes países compartilhando um encontro na casa de Mario, celebrando a amizade e o intercâmbio cultural que nasceu graças à Vinoteca La Botella Maycon, Grace e Pedro, do Brasil, junto com Mario e Cristian aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando uma taça de vinho Malbec e uma experiência de amizade em Maipú, Mendoza

Kevin, de Detroit, um amigo para toda a vida

Kevin, de Detroit, nos Estados Unidos, também faz parte dessas lembranças inesquecíveis da Vinoteca La Botella.

Compartilhamos muitos momentos juntos e, no fim das contas, ele acabou ficando muito mais tempo do que havia planejado.

A nossa casa também era a casa dele. O nosso negócio também era um pouco dele. E, de certa forma, sempre continuará sendo.

O Kevin nos ajudava a preparar as famosas «empaniadas», como ele gostava de chamá-las, e colocava toda a sua energia e bom humor em tudo o que fazia. Não apenas dentro de casa, mas também na Vinoteca La Botella, onde recebia turistas do mundo inteiro com um sorriso e fazia qualquer pessoa se sentir bem-vinda.

Ele foi um daqueles amigos que deixaram uma marca especial em nossas vidas e que, mesmo com a distância, continuam fazendo parte da nossa história.

Kevin, de Detroit, Estados Unidos, apreciando uma taça de vinho Malbec durante o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, vivendo uma experiência inesquecível em Maipú, MendozaKevin, dos Estados Unidos, Michal, da Polônia, Renato e Jefferson, do Brasil, junto com Mario e Cristian aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec e uma experiência internacional em Maipú, Mendoza

Andrew, de Nova York, e os sonhos compartilhados

Andrew, de Nova York, era uma figura inesquecível. Provavelmente foi a pessoa que passou mais tempo conosco na Vinoteca La Botella.

Mesmo quando viajava por outras regiões da Argentina ou pelo Chile, de alguma forma sempre acabava voltando para casa.

Antes de retornar definitivamente para Nova York, fez questão de passar mais uma vez por Mendoza apenas para se despedir de nós.

Com o Andrew compartilhamos projetos, sonhos e incontáveis conversas.

Entre risadas e taças de vinho, imaginávamos como seria abrir juntos um restaurante argentino em Nova York.

Esse restaurante nunca saiu do papel.

Mas a amizade, essa sim, aconteceu de verdade.

E, no fim das contas, isso vale muito mais do que qualquer negócio. 🍷

Andrew, de Nova York, Estados Unidos, apreciando um tradicional chimarrão argentino na Vinoteca La Botella, vivendo uma autêntica experiência cultural durante sua visita a Maipú, Mendoza Andrew, de Nova York, Estados Unidos, aproveitando junto com Cristian e Mario o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec, amizade e uma experiência inesquecível em Maipú, Mendoza Andrew, de Nova York, Estados Unidos, junto com Mario na Vinoteca La Botella, compartilhando um momento de amizade e hospitalidade durante sua visita a Maipú, Mendoza

Amigos que nunca deixaram de fazer parte da nossa história

E depois há tantos outros amigos que continuam sempre presentes em nossas lembranças.

Pessoas incríveis como Liam, da Inglaterra; Maxime, da França; Julien, da Suíça; Evan, dos Estados Unidos; Steven, da África do Sul; Milke, da Austrália; Dominic, da Inglaterra; Vinicius, do Brasil, que sempre nos surpreendia preparando o seu delicioso brigadeiro; John, da Austrália; Lucas, do Brasil; Victor, dos Estados Unidos; Denis, da Holanda; Rodolf, da Noruega; Massimo, da Itália; Pablo, da Espanha; Nourredine, da França; Ingvil, da Noruega; Bram, da Suíça; Maycon, do Brasil; Sebastian, da Alemanha… e tantos outros cujos nomes voltam à nossa memória sempre que abrimos uma caixa de fotografias antigas.

Talvez já não nos lembremos da data exata em que chegaram ou do dia em que partiram.

Mas nunca esquecemos os seus rostos, as suas histórias, as risadas que compartilhamos e o lugar que ocuparam — e continuam ocupando — em nossas vidas.

Porque, se hoje a Maipu Bikes é o que é, isso não aconteceu apenas por nossa causa.

Também aconteceu graças a cada uma dessas pessoas que, um dia, atravessaram a porta da nossa casa, dividiram um pedacinho das suas vidas conosco e, sem sequer imaginar, ajudaram a construir este sonho.

Jamais conseguiremos agradecer o suficiente por tudo o que nos deram. ❤️🍷🚲

  Liam, da Inglaterra, junto com sua namorada, Mario e Cristian aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec e uma experiência inesquecível em Maipú, MendozaGrupo de amigos da França, dos Estados Unidos, da Austrália e da Noruega aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec e uma experiência internacional em Maipú, MendozaNourredine e Mederic, da França, posando ao lado da grande garrafa da Vinoteca La Botella em frente ao local, durante sua visita a Maipú, MendozaLucas, do Brasil, junto com Mario compartilhando um momento de amizade na casa de Mario durante sua visita a Mendoza, ArgentinaSebastian, da Alemanha, e Maxime, da França, junto com Mario e Cristian aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec e uma experiência inesquecível em Maipú, MendozaJulien, da Suíça, junto com Mario na Vinoteca La Botella, compartilhando um momento de amizade durante sua visita a Maipú, MendozaDennis, da Holanda, junto com Carolina, amiga de Mario, e Mario compartilhando um momento de amizade na casa de Mario durante sua visita a Mendoza, ArgentinaDominick, da Inglaterra, junto com Mario e Cristian aproveitando o tradicional Happy Hour da Vinoteca La Botella, compartilhando vinho Malbec e uma experiência inesquecível em Maipú, Mendoza

Quando as bicicletas chegaram

Embora hoje muitas pessoas associem a nossa história às bicicletas, a verdade é que elas apareceram muito antes de a Maipu Bikes fazer parte das nossas vidas.

Todos os dias víamos viajantes chegando de bicicleta à Vinoteca La Botella.

Gostávamos daquele jeito de viajar: tranquilo, sem pressa, sempre aberto a compartilhar experiências. Eram pessoas que percorriam a Rota do Vinho de Maipú em outro ritmo, escolhendo onde parar, quanto tempo permanecer em cada vinícola e qual caminho seguir.

Viajantes que aproveitavam tanto o percurso quanto o destino.

Foi então que, um dia, fizemos uma pergunta muito simples:

«E se nós também alugássemos bicicletas?»

Assim nasceu um novo sonho.

As cinco primeiras bicicletas chegaram graças à mãe do Cristian. Durante algum tempo, elas ficaram guardadas, esperando o momento certo.

Naquela época ainda não existia um projeto definido. Nem sequer sabíamos quando iríamos usá-las.

Mas, como tantas outras coisas desta história, o momento certo acabou chegando quase sem que percebêssemos.

Porque, no fundo, era simplesmente o que tinha que acontecer. 🚲🍷


A oportunidade de dar continuidade a uma história

Naqueles anos existia uma empresa chamada Maipu Bikes, criada em 2009 por Daniel e Claudia.

Eles foram pioneiros no aluguel de bicicletas para percorrer a Rota do Vinho de Maipú e construíram uma marca muito querida por quem visitava Mendoza.

Com o tempo, por motivos pessoais, começaram a pensar em encerrar as atividades.

Quando soubemos disso, sentimos que seria uma grande tristeza ver um projeto tão bonito desaparecer.

Foi então que decidimos dar continuidade àquela história.

Não estávamos começando do zero.

Recebíamos uma marca que já tinha identidade, história e o carinho de muitos viajantes, assumindo o desafio de fazê-la crescer sem perder a essência construída por seus fundadores.

Algum tempo depois, também incorporamos a Bikes & Wine, outra pequena empresa de aluguel de bicicletas que acabou se integrando de forma natural à Maipu Bikes.

Sem que tivéssemos planejado, diferentes histórias começaram a se unir em um único projeto.

E foi assim que a Vinoteca La Botella, a Maipu Bikes e tantas pessoas que cruzaram o nosso caminho passaram a fazer parte de uma mesma história. 🚲🍷❤️

Turistas aproveitando a experiência da Maipu Bikes em 2009, quando Claudia e Daniel faziam parte do projeto, percorrendo a Rota do Vinho de Maipú, Mendoza Flyer promocional da Maipu Bikes em 2009, quando Claudia e Daniel eram os proprietários, promovendo uma das primeiras propostas para percorrer a Rota do Vinho de Maipú de bicicletaBicicletas da Maipu Bikes prontas para percorrer a Rota do Vinho de Maipú em 2009, durante a fase em que Claudia e Daniel eram os proprietários


Da Vinoteca La Botella Maipu Mendoza à Maipu Bikes

Durante alguns anos, a Vinoteca La Botella e a Maipu Bikes caminharam lado a lado como dois projetos nossos. No começo, cada um funcionava em seu endereço original. Mais tarde, passaram a dividir o mesmo espaço, um ao lado do outro.

Enquanto alguns turistas voltavam à tarde para participar de uma degustação de vinhos, outros saíam logo pela manhã, com um mapa nas mãos, para explorar a Rota do Vinho de Maipú de bicicleta.

No fim do dia, todos acabavam se encontrando novamente no nosso tradicional Happy Hour.

Uns contavam quais vinícolas haviam visitado. Outros falavam sobre o lugar de onde vinham e qual seria o próximo destino da viagem.

Alguns mostravam fotos do dia, e muitos terminavam planejando o restante da viagem ao lado de pessoas que, poucas horas antes, eram completos desconhecidos.

Hoje, olhando para trás, acreditamos que era justamente aí que estava a verdadeira magia. Além disso, foi esse espírito que tornou a experiência tão especial para milhares de viajantes.

Quem procura pela Vinoteca La Botella Maipu Mendoza ainda encontra essa essência preservada na experiência oferecida pela Maipu Bikes.

Nunca se tratou apenas de alugar bicicletas. Nem apenas de compartilhar uma taça de vinho.

Tratava-se de criar um lugar onde as pessoas pudessem se conhecer, fazer amizades e levar consigo uma lembrança diferente de Mendoza.

Com o passar dos anos, a Maipu Bikes começou a crescer. A cada temporada chegavam mais turistas, e o aluguel de bicicletas exigia cada vez mais tempo, organização e dedicação.

Pouco a pouco, percebemos que havia chegado o momento de concentrar todos os nossos esforços na Maipu Bikes.

A Vinoteca La Botella deixou de existir como um espaço independente.

Mas a sua essência nunca desapareceu.

Ela apenas encontrou uma nova forma de continuar viva. ❤️🚲🍷

A história da Vinoteca La Botella Maipu Mendoza continua viva todos os dias através da experiência oferecida pela Maipu Bikes.

Primeiro folheto da Vinoteca La Botella em Maipú, Mendoza Turistas que alugavam bicicletas visitando a Vinoteca La Botella e aproveitando o tradicional Happy HourCristian na porta da Maipu Bikes dando as boas-vindas aos turistas em Maipú, MendozaFolheto promocional da Vinoteca La Botella em Maipú, Mendoza, do ano de 2017


Há coisas que nunca mudam

Hoje, quando alguém chega à Maipu Bikes, provavelmente encontra bicicletas prontas para sair, mapas da Rota do Vinho de Maipú e turistas animados preparando o roteiro do dia.

O que talvez essa pessoa não perceba é que muitas das pequenas coisas que fazem parte dessa experiência nasceram muito antes, quando tudo acontecia na Vinoteca La Botella.

Depois do passeio, o Happy Hour continua sendo aquele momento especial em que viajantes de diferentes países se reencontram para compartilhar uma taça de vinho, trocar histórias e encerrar o dia como se fossem amigos de longa data.

O Cristian também continua tentando cumprimentar cada visitante em seu próprio idioma. E, quando todos voltam do passeio, a mesma pergunta sempre aparece, acompanhada do mesmo sorriso:

Como foi o passeio? Tudo good?

Não é uma frase decorada.

É simplesmente o Cristian sendo o Cristian.

A diferença é que, hoje, essas cenas acontecem na Maipu Bikes.

Antes, aconteciam na Vinoteca La Botella.

Mas a essência continua exatamente a mesma. ❤️🍷🚲

Cristian e Mario junto com amigos do mundo em frente à antiga Vinoteca La Botella em Maipú, Mendoza Cristian e Mario na antiga Vinoteca La Botella preparados para compartilhar o Happy Hour com turistas do mundo inteiro em Maipú, MendozaCristian e Mario em frente à atual Maipu Bikes, homenageados pelo Google Argentina durante a celebração dos seus 15 anos no país

Você pode ler este artigo em:

🇪🇸 Español
🇬🇧 English
🇵🇹 Português
🇩🇪 Deutsch
🇫🇷 Français
🇳🇱 Nederlands
🇮🇱 עברית

Compartir

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *